Visite nossa Sede

Endereço

  • Rua Acyr Rezende, 2236
  • Rondonópolis
  • Mato Grosso
  • 78705-025

Estaca Strauss

É executada com revestimento metálico recuperável, de ponta aberta, para permitir a escavação do solo que é feita com o auxílio da sonda. O equipamento consta de um tripé, um guincho acoplado a um motor de explosão, uma sonda de percussão munida de válvula em sua extremidade inferior para retirada de terra, um soquete com peso variável entre 150 a 300 kgs e um guincho manual para retirada da tubulação.

Inicia-se o processo com o posicionamento do tripé com o soquete preso ao caço de aço de modo que esse fique centralizado no pique de locação da futura estaca. Posteriormente, adiciona a coroa, o soquete é substituído pela sonda de percussão, a qual por golpes sucessivos com auxílio de água, vai retirando o solo do interior da tubulação e abaixo da coroa. Após essa etapa de escavação, através de impactos no topo da tubulação de revestimento, ela vai sendo introduzida no solo, cravada essa tubulação será rosqueado o tubo seguinte e assim sucessivamente, até que se atinja a camada de solo resistente e/ou que se tenha um comprimento de estaca considerado suficiente para a garantia de carga de trabalho da mesma.

A concretagem desse tipo de fundação conta com uma consistência plástica. No início da concretagem a sonda é substituída pelo soquete. Sem puxar a tubulação, apiloa-se o concreto objetivando-se a melhoria da ponta da estaca com formação de uma pequena base. Esse tipo de fundação é usado em terrenos que tenha presença de água. É considerada uma fundação com muita segurança.